APRENDENDO A LER RÓTULOS

A maioria das pessoas não têm o costume de ler as informações contidas nos rótulos dos produtos alimentícios, mas elas são extremamente importantes para nos orientar. Eu passo mais tempo em um mercado lendo rótulos do que comprando. 
Você sabia que a ORDEM dos ingredientes que aparecem na embalagem está DIRETAMENTE ligada à QUANTIDADE contida em cada produto? De acordo com a Anvisa, toda embalagem deve conter a lista de condimentos em ordem DECRESCENTE. Ou seja, o PRIMEIRO ingrediente é o que está em maior quantidade e o último é o que está em menor quantidade.
Agora que você já sabe disso, fique atento na hora de comprar os "PRODUTOS INTEGRAIS" que costumamos ver por aí. Já pegue o produto e vai direto olhando a tabela nutricional... se não tiver uma  quantidade significativa de "FIBRAS", desconfie. E, claro, olhe a lista de ingredientes. O primeiro a ser listado deve ser "farinha integral", se não.. xiii... Lamento te dizer, mas esse produto é mais "normal" que "integral". Quando aparecer "farinha de trigo enriquecida com ácido fólico e ferro" saiba que isso nada mais é do que o trigo... aquele que você usa para fazer bolo.
Também comecem a dar atenção para a quantidade de gordura saturada, gordura trans e sódio... São nutrientes que habitualmente a população consome em quantidade acima do recomendado. Uma vez ou outra, tudo bem... Afinal sou defensora do "equilíbrio" em todas as áreas da nossa vida... Mas exceder as quantidades desses nutrientes ao longo da vida poderá acarretar diversos problemas à saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog