O MEU MÉTODO DE ESTUDO - 8 PASSOS


Essa semana eu estava estudando e pensei "Por que não compartilhar o meu método de estudo?" Claro que cada um tem o seu jeito, mas para quem ainda não descobriu qual é o seu, aqui vai o meu passo-a-passo.
Vai que dá certo pra vocês também, né?!


PASSO A PASSO:

1- Eu organizo o local de estudo e pego todo o material que eu vou utilizar, isso evita distrações.
2- Coloco o celular no silencioso (é assustador o quanto isso tira a nossa atenção e, principalmente, o nosso tempo).
3- Leio novamente a matéria e vou grifando as partes mais importantes. Eu adoro marca texto e canetas coloridas, então fica um carnaval danado!
4- Faço um resumo em uma folha de caderno com as explicações, geralmente não me preocupo tanto com "frufru" nessa hora.
5- Faço um resumo do resumo. Uso canetas coloridas e dou uma caprichada na letra.
6- Faço um MAPA MENTAL - esse é o segredinho. Coloco o tema no meio da folha e vou fazendo setas com os pontos principais (tem fotos nos Destaques do meu Instagram. Clica aqui se ainda não viu).
7- Explico a matéria para outra pessoa ou repito tudo em voz alta, isso me ajuda muito!
8- Estudo o mapa mental quantas vezes forem necessárias. 


OBS.:

  • Presto atenção nas aulas. Faço anotações com as informações que não estão nos livros.
  • Eu gosto de fazer relação da matéria com alguma coisa, principalmente quando eu já estou estudando o mapa mental. Eu crio macetes que provavelmente só eu entenda, mas tudo bem, é o que interessa né!
  • Uso muita caneta colorida, sou viciada. (Inclusive se quiser me dar um presente, aqui fica a dica. Corre na papelaria que não tem como errar!)
  • Às vezes quando a matéria não está muito clara na minha cabeça, eu recorro a vídeo no youtube ou faço pesquisas no Dr. Google até encontrar uma explicação que fique clara pra mim.
  • Dou um pequeno intervalo após 1 hora de estudo.



E aí, será que funciona mesmo? Então vamos para as teorias.

"CODIFICAÇÃO" é o nome dado ao início do processo da criação de uma memória. Isso acontece quando percebemos algo ou nos deparamos com um pedaço de informação e o cérebro percebe conscientemente sons, imagens, sentimentos físicos e detalhes sensoriais envolvidos.
Todos esses "pequenos pedaços de informação" são armazenados em diferentes áreas do cérebro. Os neurônios "conversam" uns com os outros sobre o que percebemos e constroem conexões - temporárias ou duradouras.
Pode parecer exagero, mas fazer "resumo" e "resumo do resumo" é uma boa técnica, pois quando escrevemos algo à mão ativamos o nosso cérebro na formação de cada letra (imaginem isso 2x, letra por letra).
Já o desenho do mapa mental, que combina elemento visual com palavras manuscritas, faz com que o conteúdo estudado deixe de ser abstrato; o nosso cérebro armazena e recorda imagens muito mais facilmente.
Quando eu repito em voz alta para mim mesma ou explico para alguém, eu gero um impacto positivo na memorização. Segundo um trabalho publicado no “Journal of Experimental Psychology”, a produção oral tem impacto significativo sobre a retenção de informações.
Ao criar macetes relacionados à algo individual, eu faço ligação com memórias já existentes, o que facilita a memorização do conteúdo estudado.

Para mim, tem dado muito certo. Quem não faz assim, acho que vale tentar...
Ah, e depois não esqueçam de revisar. Revisar a matéria é muito importante (eu faço isso pelo mapa mental). Quando não fazemos revisão, o conhecimento cai na curva do esquecimento e não vira memória de longo prazo.


E SAIBAM QUE, ASSIM COMO FAZEMOS COM OS MÚSCULOS, 
PODEMOS EXERCITAR O NOSSO CÉREBRO. 😉

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog